Mito vs Verdades – o pão engorda?

Mito nº1 – O pão engorda!

Incorreto!

Como temos vindo a referir nos nossos artigos o segredo para uma alimentação equilibrada está nas quantidades. Em excesso todos os alimentos engordam.

O pão tem um valor calórico entre 260-290kcal/100g, dependendo do tipo de farinha utilizada. O principal problema no consumo de pão é o que juntamos ao mesmo. Por exemplo, 10g de manteiga contém 74 kcal, 8g de lípidos, quantidade essa que é ultrapassada pela maioria dos consumidores. Outro problema é o facto de para além de colocar manteiga, muitos consumidores juntam ainda queijo, fiambre ou doce.

E existem mitos dentro do mito: existe a ideia errada (que muitos consumidores têm) que o pão branco engorda mais que o pão integral e não é verdade: ambos têm praticamente o mesmo valor calórico, a diferença é muito pequena! O principal benefício do pão integral é ser nutricionalmente mais completo pois fornece vitaminas e minerais e apresenta um teor mais elevado de fibra.

Neste sentido, por serem nutricionalmente mais ricos, opte pelos pães com farinha de cereais, integral, sementes, centeio e alfarroba. Evite ao máximo os pães processados como o pão de forma, estes contêm elevado teor de gordura, principalmente gordura saturada, açúcar e conservantes.

Para acompanhar o pão evite as manteigas, queijos gordos, chouriços, doces, compotas. Prefira antes os cremes vegetais com redução do teor de gordura, uma vez que são ricos em gorduras insaturadas, fiambre de aves, queijinhos triângulo light e vegetais como o tomate e alface.

A dose diária recomendada de acordo com a roda dos alimentos deve ser entre 1 a 2 pães de 50g por dia. Um plano alimentar correctamente elaborado pode conter pão pelo que não tem de abdicar do seu sabor como se de um castigo se tratasse.

Mito é que dieta é uma restrição! Desmistifique: consulte um nutricionista!

Equipa Slim7
Filipe Rebelo – Nutricionista Estagiário (2290NE

Post by Mario Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.