Dia Internacional do Vinho do Porto
Hoje falamos de vinho, mas não de um vinho qualquer. Falamos do Vinho do Porto, cuja produção remonta à primeira metade do século XVIII e que é celebrado nesta data desde 2012 por iniciativa Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da América, da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto faz parte. Neste dia, em qualquer parte do Mundo, as pessoas são convidadas a provar um copo de vinho do Porto, a partilhar a experiência e a saber mais sobre a bebida. ( #PortDay )
Este é um vinho licoroso, produzido na região do Douro. O vinho do Porto sobressai-se dos vinhos comuns pelas suas caraterísticas únicas como, a enorme diversidade de tipos que nos surpreendem pelo sua cor, aroma e sabor incomparáveis. Apresenta um teor alcoólico entre os 16,5% e os 22%, resultante da adição de água ardente.
Pode ser dividido em diferentes categorias conforme o tempo e tipo de envelhecimento: Ruby e Tawny (provêm de uvas tintas), Branco e Rosé.
Com certeza, já ouviu falar que um copo de vinho à refeição traz benefícios para a saúde. No entanto, o vinho tinto é o que mais benefícios traz, uma vez que apresenta maior quantidade de polifenóis (antioxidantes), nomeadamente o resveratrol. A quantidade de polifenóis no vinho tinto tem apresentado efeitos benéficos como a diminuição da agregação plaquetária, do processo inflamatório da aterosclerose e artrite reumatoide, bem como dos valores de pressão arterial. O consumo moderado de vinho tinto (1 a 2 copos/dia) aumenta os níveis do colesterol HDL (bom colesterol) que tem efeitos cardioprotetores. Para além do referido anteriormente, vários estudos sugerem que o vinho pode contribuir para a prevenção de alguns cancros como: pulmão, cólon e da pele.
O vinho faz parte da dieta mediterrânica, estando integrado no padrão de uma alimentação equilibrada. Deve ser consumido de acordo com as recomendações de forma trazer benefícios para a saúde. Já sabe, o segredo está nas quantidades. No caso do vinho, 1 a 2 copos de 200ml por dia, preferencialmente o vinho tinto.
Referências bibliográficas:
- ivdp.pt
- Penna NG. Vinho e Saúde: uma revisão. 2004;
- Nos R. Os efeitos do consumo do vinho na saúde humana.
- Higgins LM, Llanos E. A healthy indulgence? Wine consumers and the health benefits of wine.
- Artero A, Artero A, Tarín JJ, Cano A. The impact of moderate wine consumption on health. Maturitas 2014;1–11.
Equipa Slim7
Filipe Rebelo – Nutricionista (2290NE)