Ghee: a melhor parte da manteiga

Hoje em dia, existem diversas opções para substituir as manteigas e margarinas. Desde os cremes vegetais aos queijos creme para barrar, várias são as alternativas. Hoje falamos da manteiga Ghee, quiçá a opção mais saudável e com sabor mais semelhante ao da manteiga.

A manteiga Ghee, muito utilizada na culinária indiana, é cada vez mais utilizada pelos portugueses. É também conhecida por manteiga clarificada e é feita a partir da manteiga tradicional. A grande diferença para a manteiga tradicional é a forma como é preparada.

No processo de preparação, a manteiga é derretida em banho-maria. Durante este processo os elementos que constituem a manteiga separam-se. Entre a espuma que se forma na zona superior da panela e os resíduos sólidos do leite no fundo, no meio surge a manteiga clarificada. Desta forma, ao separar a espuma e os resíduos sólidos, obtém a manteiga ghee. Deste processo são removidos as toxinas da gordura do leite e a lactose, sendo por isso também uma boa solução para intolerantes à lactose.

A manteiga Ghee é  assim mais fácil de digerir e benéfica por não conter as toxinas da gordura do leite. Contudo é na mesma feita a partir de gordura. Contém uma grande proporção de gordura saturada, que geralmente é associada como gordura “má”, mas lembre-se: o nosso organismo precisa de todos os nutrientes!

A manteiga Ghee é mais rica em vitamina A, D e E, quando comparada com a manteiga tradicional. Cerca de 25% desta manteiga é constituida por ácidos gordos de cadeia média e curta, já a manteiga tradicional apresenta entre 12-15%. Um dos ácidos gordos de cadeia curta é o ácido butírico que alguns estudos apontam benefícios para o sistema gastrointestinal, apresentando também propriedades anti-inflamatórias e imunoreguladoras.

Assim, como referido em todos os nossos posts, o segredo está nas quantidades. Deixamos-lhe os valores nutricionais numa porção sugerida de 15g da manteiga Ghee.

Composição nutricional Manteiga Ghee clarificada:

Nutriente Valor por 100g %*
Energia (kcal) 900 45
Lípidos totais (g) 100 143
– Saturados (g) 60 300

Referência bibliográficas:

  1. Sharma H, Zhang X, Dwivedi C. The effect of ghee (clarified butter ) on serum lipid levels and microsomal lipid peroxidation. 2010;31(2).
  2. Załęski A, Banaszkiewicz A, Walkowiak J. Butyric acid in irritable bowel syndrome. 2013;
  3. Chinnadurai K, Kanwal HK, Tyagi AK, Stanton C, Ross P. High conjugated linoleic acid enriched ghee ( clarified butter ) increases the antioxidant and antiatherogenic potency in female Wistar rats. 2013;

Equipa Slim7
Filipe Rebelo – Nutricionista Estagiário

Post by Mario Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.