Receita: Cheesecake de frutos vermelhos

O cheesecake (do inglês, torta de queijo) é um alimento doce muito popular nos Estados Unidos. Originalmente naquele país, tratava-se de um torta doce de queijo cremoso (cream cheese) e calda de frutos vermelhos mas diversas outras variações da receita foram criadas no mundo, incluindo receitas salgadas.

A versão clássica da torta é feita a partir da massa feita com bolacha triturada, manteiga e açúcar, além do recheio de queijo e cobertura de frutas.

Mas hoje trazemos-lhe uma receita mais saudável, com metade das calorias de um cheesecake tradicional, mas com o todo o sabor. Delicie-se!

Cheesecake de frutos vermelhos

Base:
– 2 chávenas de aveia
– 1 colher sopa de óleo de côco
– 13 tâmaras sem caroço
– 1 punhado de amêndoas com pele

Recheio:
– 500g queijo quark 0% gordura
– 200g de leite de côco (parte sólida)
– 1 iogurte natural
– 1 colher sopa de aroma de baunilha
– 5 folhas de gelatina
– 2 colheres de sopa de mel

Cobertura:
– 10 Morangos
– 10 Amoras
– 2 a 3 colheres sopa de mel

Base: Demolhar as tâmaras em água. Colocar num robot de cozinha junto com um pouco da água (1 colher é suficiente) e triturar bem. Adicionar o óleo de côco, aveia e amêndoas e triturar tudo. Colocar a mistura dentro de uma forma com aro amovível, cobrir bem o fundo e pressionar com uma colher. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos.

Recheio: Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria, durante uns minutos. Bater o leite de coco até ficar mais espesso (devem colocar previamente a lata no frio e retirar apenas a parte sólida do leite). À parte, bater o queijo quark, iogurte, aroma de baunilha e mel. Escorrer as folhas de gelatina e dissolvê-las em 2/3 colheres de água quente. Adicionar à mistura do queijo e iogurte. Por fim, envolver o leite de coco na mistura. Verter esta mistura na forma e colocar no frigorífico até solidificar.

Cobertura: Triturar os morangos. Levar ao lume, junto com as amoras (usei congeladas) e o mel. Cozinhar em lume brando até ficar mais espesso. Na altura de servir, espalhar a cobertura sobre o cheesecake.

Valor nutricional por fatia (40g):
Valor energético (Kcal) – 85,4
Proteínas (g) – 3,7
Glúcidos (g) – 9,4
dos quais açúcares (g) – 5,4
Lípidos (g) – 3,7
dos quais:
saturados (g) – 2,4
Fibra (g) 1

Consulte o seu nutricionista de forma a adequar o seu plano alimentar para saber como incluir uma porção desta deliciosa torta sem prejudicar a sua saude e objectivos.

Equipa Slim7
Filipe Rebelo – Nutricionista Estagiário

Sara Santana – Nutricionista Estagiária

Post by Mario Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.